terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FERRAMENTAS DA WEB

O QUE É UM GLOSSÁRIO?


Um glossário é um dicionário de termos técnicos de uma arte ou ciência; o glossário distingue-se do caderno de significados pelo fato de estar organizado por assuntos ou referências temáticas.

Estamos disponibilizando para vocês um glossário muito completo sobre termos do EAD para sanar qualquer dúvida. Esperamos que baixem esse arquivo e utilizem sempre que precisar:
http://www.abed.org.br/rbaad/dicionario.pdf

GLOSSÁRIO NA PLATAFORMA MOODLE

No momento 4 do módulo de acolhimento nos foi proposto inserir termos referentes ao EAD.

Para inserir uma palavra, basta ir em glossário na plataforma Moldle e clicar em inserir “Novo Item”.

Se você quiser saber o significado de alguma palavra, basta clicar na letra que começa o termo escolhido que você pode separar por ordem alfabética, por categoria, por data de inserção e por autor.
Enfim, o glossário é uma ferramenta muito importante para o aprendizado à distância, pois este serve como uma técnica de aprendizagem que auxilia no estudo autônomo.



Pesquisa na web



No momento 3 do módulo do acolhimento foi nos passado uma tarefa de pesquisa na web, essa tinha um roteiro para nos orientarmos durante a pesquisa.
Dicas de busca para um melhor resultado

Ter em mente o que você quer encontrar e usar as principais palavras na frente, ou seja, não tente perguntar ou se comunicar com o site de busca, tente se colocar no lugar de quem escreve um artigo, imagine que você fosse descrever nos mínimos detalhes o "produto" que você quer e faça a busca com o título que você daria.

Exemplos:

Eu quero saber como mudar só a cor da letra no Windows para mudar a cor da letra no windows.




Dificilmente conseguiria encontrar o que eu quero com 1ª frase em uma busca, e sim um monte de resultados com as primeiras 5 palavras(Eu quero saber como mudar). Já deu para entender que as primeiras palavras desse exemplo são pouco relevantes para fazer uma pesquisa, pois raramente alguém que escreve um artigo vai escrevê-las.

1. Aproveite as palavras

Se sua busca não tiver bons resultados você pode tentar substituir palavras por outras com o mesmo significado ou parecido.

a. Substituir palavras(mudar termos) Ex:

- Internet discada grátis

- Web discador gratuito

Não estou dizendo que um é melhor que o outro, apenas estou mostrando duas possíveis forma de pesquisar, se fosse algo difícil de encontrar você precisaria usar a criatividade.

b. Variar palavras e retirar excessos Ex:

- Como posso construir aquele emoticons que se mexem;

- Construir emoticon animado;

- Fazer emotion animado;

- Criar imagem animada.


Aprender com a busca mal sucedida

Usar os resultados e tentar aprender algo sobre o assunto que está buscando para melhorar sua própria pesquisa. Vou usar essa busca como exemplo:

- Fazer imagem para por no topo do site;

- Com uma busca como essa, provavelmente la pelo décimo... resultado pode aparecer algo relacionado a banner ou logotipo, que podem ser nomes "técnicos ou apropriados" que você não lembrava ou nem sabia, mas que pelo contexto dos trechos (blocos) de resultados pode perceber que é um nome utilizado para uma imagem usada no topo de um site, aproveite para usar a sua descoberta e fazer nova busca;

- Fazer imagem para por no topo do site;

- Fazer logotipo para site;

- Fazer banner para site

Não faz diferença na maioria dos sites de busca:

- Letras MAIÚSCULAS ou minúsculas

Dificilmente obterá um resultado diferente, os buscadores são programados para trazer o melhor resultado possível sobre as palavras de sua pesquisa

- Repetir seguidas vezes a mesma busca para obter resultado diferente

Dicas de pesquisa no Google:

O Google é um dos sites de busca mais completo, que "entende" melhor a gente, visita quase todas as páginas da Web, prioriza o conteúdo, que é uma das coisas mais importantes para uma pesquisa na internet. Todas as dicas acima valem para uma busca no Google, porém estas abaixo servem para filtrar.

- Uso de aspas "" em volta da frase da busca - Faz o Google pesquisar da forma como você escrever, porém se não encontrar a frase ele pode colocar um alerta de que não houve resultado e lhe dar o resultado de uma busca sem aspas.

Exemplos:

- "Baixar antivírus grátis" - o Google vai procurar por uma frase escrita desta forma.

- "Scan online" do Norton - Vai procurar pelas duas palavras na forma como estão escritas (scan online) e também pelas palavras fora de aspas, não vai mostrar resultados que contem só (online) nem só (scan).

a. Restringir palavras para a busca

Ao fazer uma busca difícil, por uma palavra com duplo sentido, e/ou você percebe que aparecem palavras que você não quer ou são irrelevantes a sua pesquisa você pode proibi-las de aparecer no resultado colocando um sinal de menos em frente a elas (-), deve manter o espaço.

Ex:

- acelerador internet grátis - Shareware - avaliação - compre
Busca por acelerador de internet grátis e não é Shareware (avaliação) e nem tem a palavra compre no resultado ou a página com essas palavras possivelmente não aparece.

b. Destaque das palavras na página indicada

Nas buscas feita no site do Google, abaixo de cada "bloco" de resultado tem um link (palavra) Cache, que é para a "cópia" da página do site que está no resultado, porém, você vai ver as palavras de sua busca com uma cor de fundo diferente, o que facilita para encontrá-las no meio do texto, fazendo você perceber mais rápido se é o que está procurando. Isso é bom para buscas difíceis.
Se não conseguir um bom resultado para suas buscas, pergunte:

Pode tentar um comentário em blogs que falam sobre o assunto, algum fórum.

Um ótimo local é o Answers.yahoo.com, as respostas não demoram, pois tem muitos usuários dispostos a responder. Basta ter ou criar uma conta grátis Yahoo, escolher as categorias mais apropriadas para sua dúvida, fazer uma pergunta e descrevê-la. Você vai poder escolher a melhor resposta.

Fonte: http://blog.foitestado.com/2009/04/dicas-de-busca-para-melhor-resultado.html

Sites de busca

Alta Vista - http://www.altavista.com - foi o maior mecanismo de busca de websites da Internet no mundo. Permite a tradução de websites e pesquisas por idioma. Único ponto falho: mostra vários links por website, um por cada página que o compõe, o que aumenta o tempo gasto em pesquisas online.

Cadê - http://www.cade.com.br - foi o mais famoso site de busca do Brasil. Ponto falho: alguns dos links apontados estão desatualizados.

Excite - http://www.excite.com - portal de busca com atalhos para notícias, tempo, bolsa de valores e serviços.

Google - http://www.google.com - o melhor e maior mecanismo de busca do mundo. Para definições de palavras, escreva define: antes do nome da palavra sendo pesquisada.

HotBot - http://www.hotbot.com - permite fazer pesquisas com múltiplas condições.

Lycos - http://www.lycos.com - guia pessoal para pesquisas na Internet.

Miner - http://www.miner.com.br - faz a procura simultaneamente em mais de uma dezena de sites de busca.

Northern Light - http://www.northernlight.com - abrangente site de busca da Internet.

Radar UOL - http://www.radaruol.com.br - permite buscas detalhadas com múltiplas condições.

Radix - http://www.radix.com.br - engenho de busca na Internet brasileira (.br).

Snap - http://www.snap.com - site de busca na Internet.

Yahoo! - http://www.yahoo.com - o mais popular diretório da Internet. Existe uma versão menor do Yahoo! em português.





Dez dicas para poupar tempo ao fazer buscas na web

1- Tenha claro o que procura

Estar focado no que se busca é básico para que não se perca tempo. Mas se existe algo que inclina à divagação e à dispersão é a busca na Internet. Quando estamos procurando, às vezes encontramos coisas que não eram exatamente nosso objetivo, mas que se tornam interessantes. Então, vamos olhar, e acabamos perdendo o caminho. Portanto, ao iniciar uma busca, tenha um objetivo bem definido em mente. Por exemplo, saber "qual o nome dos sete anões da Branca de Neve em espanhol" - e evite perder tempo averiguando quem dubla cada um dos personagens, o ano do filme da Disney, quantas vezes foi exibido, e assim por diante.

2- Escolha a ferramenta adequada

"Ora, o Google", dirão alguns. Mas ainda que este seja o buscador mais popular, a informação flui por diferentes caminhos. Não se restrinja ao site campeão: outros meios podem ser fóruns, blogs, sites especializados ou até mesmo seus contatos no messenger. Às vezes, o que se procura está a um contato de distância. Preste atenção também a outros mecanismos de buscas - sim, eles existem.

3- Aprenda a usar a ferramenta

Ao escolher um buscador, antes de mais nada vale a pensa investir um pouco de tempo para saber exatamente como ele funciona. Se é melhor realizar a busca usando os termos entre aspas, se usa os operadores lógicos "and", "or" e outros, ou se realiza buscas contextuais em páginas concretas. Todo o tempo gasto em conhecer a ferramenta é tempo que será economizado ao conseguir utilizá-la com objetividade.

4- Seja claro e objetivo

Ainda que os mecanismos de buscas vão sendo otimizados para entender a maneira de pensar humana, os humanos também podem conhecer a maneira de raciocinar de uma ferramenta de busca. Por exemplo, para fazer uma busca de várias palavras, é conveniente pensar não apenas em como se procura mas também em como o programa que gerencia as buscas vai entender o pedido que se faz. Por exemplo, em vez de procurar por "amor e poesia", frase que tem um "e" que muitas vezes é ignorado pelos buscadores, é melhor buscar "poesia amor" - mais facilmente o programa entenderá que são duas palavras-chave a considerar em seus parâmetros de busca.

5- Aprenda a diferenciar à primeira vista

Ao fazer uma busca, é bom conseguir determinar de cara se os resultados têm algo a ver o que se quer encontrar. Basta olhar as primeiras palavras de cada resultado para saber se foi encontrada informação útil ou simplesmente sites que pouco têm a ver com o que se precisa encontrar. Perca alguns segundos analisando as primeiras linhas dos resultados. Você saberá se está na pista certa.

6- Use inglês, dicionários e tradutores

Outras línguas, como espanhol ou português, podem até estar ganhando mais espaço na Internet, mas a realidade é que a imensa maioria das páginas está - ou oferece versão - em inglês. Portanto, se você não encontra em português o que procura, experimente traduzir as palavras-chave para o inglês e fazer nova busca. Se precisar, utilize dicionários ou mesmo os tradutores online para investigar páginas que pareçam interessantes.

7- Aprenda a buscar indiretamente

A busca indireta dá resultados ótimos quando parece ser impossível encontrar aquilo que se busca. Trata-se de não atacar diretamente o tema que procuramos, mas buscar algo relacionado com ele. Por exemplo, procurar a letra de uma canção de Elvis Presley da qual não se lembra o nome. Se não se encontra nada a partir de "Elvis Presley", pode-se experimentar usar um pedaço da letra do qual se recorde (como "kiss me my darling"). Entre os primeros resultados, certamente estará a letra de "It's now or never". Isso é aplicável a uma grande variedade de temas, e é especialmente útil quando o tema principal da busca é muito amplo ou quando, por exemplo, buscamos o nome de uma pessoa, já que pode haver muito mais gente com tal nome do que se imagina.

8- Imagens

A busca de imagens é especialmente complicada, e para conseguir os melhores resultados, além de usar dicas anteriores (busca indireta, tradução para outras línguas), não use apenas a busca de imagens do Google, por exemplo. Procure também por sites que possam conter as imagens que você quer, e aproveite outros buscadores - inclusive específicos para imagens.




9- A Wikipedia é amiga

Se a procura é por um termo popular, é quase certo que já exista na wikipedia. A enciclopédia global online colaborativa tem informação de qualidade. Não se perde muito tempo em consultá-la, mas pode-se economizar tempo ao encontrar lá o que se procura e, muitas vezes, outras referências sobre o assunto permitem que se tenha mais fontes de informação.

10- Experiência é a princial aliada

Na busca via Internet a experiência não é um grau, são 360. À medida que fizer buscas, você aprenderá a discriminar melhor, vai adicionar aos seus sites favoritos outros buscadores especializados, que funcionem melhor para determinados assuntos, e aprenderá também a pensar mais como uma ferramenta de busca, porque as entenderá melhor. Ou seja: busque e aprenda com as buscas que faz. Em pouco tempo você se tornará uma ferramenta indispensável para outras pessoas que não vão precisar de um buscador: elas terão você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário