terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Os Blogs



Em seus primórdios, quando ainda eram conhecidos como Weblogs, os Blogs (diários na rede, relatórios da web e diário da web e algumas traduções livres) tinham  seu uso destinado, na maioria das vezes, como forma de contato entre amigos, familiares e como meio de se formar novas amizades na web por meio de exposição de idéias, postagem de trechos de livros, poemas, imagens, sugestões culturais, etc.

O que começou como apenas um meio despretensioso de diversão e interação com outras pessoas ganhou um novo significado quando determinado Blogs começaram a atingir números de acesso muito expressivos e, em alguns casos, ultrapassando os acessos de alguns canais de notícias. A partir de tanta popularidade, alguns autores de Blogs passaram a ter suas opiniões ainda mais valorizadas e a influenciar um grande número de pessoas que liam seus textos, o que levou os grandes veículos de comunicação e instituições de ensino a enxergar o recurso com outros olhos.

O Blog trouxe certo nível de democratização à Internet, pois através dele qualquer pessoa pode expor seus pensamentos e tais idéias poderão ser lidas a qualquer momento e em qualquer lugar com acesso a grande rede sem custos de impressão, transporte e sujeito às regras do mercado editorial.

A velocidade de postagens e acesso também é um diferencial neste tipo de mídia, pois em questão de minutos uma pessoa pode se manifestar através de palavras ou imagens e assim que postar, já estará disponível aos acessos de forma instantânea. Isto colabora muito para acelerar a difusão de informações e a atualização do conteúdo que, com todos sabemos, são fatores de suma importância em um mundo globalizado e onde a competitividade está cada vez mais acirrada.

Alguns Blogueiros, que é o termo utilizado para definir os autores de Blogs, detêm tamanha influência entre seus leitores que muitas vezes o simples aval sobre um produto ou serviço pode definir se aquele grande grupo de usuários que acompanham o Blog vai ou não comprar determinados produtos ou contratar serviços. Este cenário já é conhecido pelas grandes marcas e muitas delas já patrocinam alguns blogueiros para que estes falem positivamente sobre seus produtos ou serviços.

Mesmo com todos estas capacidades, os Blogs são pouquíssimos utilizados nas áreas acadêmicas, diferentemente dos meios jornalísticos que utilizam o recurso das formas mais variadas e de forma massiva. Este pequeno uso pode ser explicado pelo argumento de que as informações contidas na grande maioria dos Blogs não derivam de fontes confiáveis, não foram escritas por pessoas capacitadas e não houve um grande estudo para se chegar àquele texto, por isto as pesquisas em Blogs não são muito bem vistas no meio acadêmico. Sabemos que há Blogs que trazem todo tipo de informação equivocada e que a facilidade de montar um Blog contribui para que pessoas sem capacitação se expressem sobre temas que não conhecem ou não dominem, porém cabe a usuário ficar atento para filtrar o que é pertinente do que é dispensável.

Mesmo em livros encontramos autores com idéias acertadas e autores tal medíocres que podem ter seus trabalhos como mero desperdício de papel e tinta.

Concluindo, o Blog é uma poderosa ferramenta que propicia velocidade na transferência de informações, facilidade em seu uso, democratização entre os usuários e deveria ser mais aceita e utilizada por todos os meios de comunicação e instituições de ensino.

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