segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Apresentação.

LEITURAS SUGERIDAS NO DECORRER DESTES PRIMEIROS MOMENTOS



• Gerência do Tempo e Planejamento de Estudo
Participar de um ensino à distância é ter disciplina para poder de forma ordenada e organizada, adquirir conhecimentos capazes de torná-lo vitorioso para a conclusão do curso. No nosso caso, Administração Pública na Universidade Federal de Juiz de Fora.

É de suma importância que cada um dos cursistas se familiarize com a plataforma de ensino, com o intuito de tornar-se mais íntimo e conhecedor. Daí, após uma primeira etapa de adequação, o acadêmico deverá planejar seus estudos, combinando as horas – início e fim – para que consiga acompanhar a carga horária.

Procure sempre separar as pastas em módulos, de forma que facilite o seu processo de aprendizagem e otimize o seu tempo de estudo.

Cada um passará por momentos de dificuldades, que logo serão superados com o apoio do tutor ou mesmo do “colega de sala”. Obstáculos sempre vão existir diante de nós e cabe a cada um de nós, saber superá-los.

A internet através de suas ferramentas de buscas será sempre um importante elemento de apoio para os nossos estudos e trabalhos, mas atenção: os textos deverão passar por uma leitura assídua a fim de que alguns assuntos sejam extraídos sem, no entanto, apenas “copiar” e depois “colar”. Isto não pode!!!

E lembrem-se: ninguém nasce sabendo! É errando que aprendemos a fazer certo. Deixar de fazer com medo de errar, é parar no tempo e no espaço. Sejamos grandes! Arrisquemo-nos sempre!!


• Técnicas de Estudo

Como estudar? De que forma? Existe alguma receita? Na realidade, não se trata de nenhum mistério, mas sim, de se adotar algumas regras. Vejamos quais são.

- Na primeira leitura de um texto, recomendável que façamos um glossário para uma maior compreensão e enriquecimento do vocabulário;

- Na segunda leitura, faça um fichamento do texto;

- Na terceira leitura devemos ter em mente, qual a tese principal que o auto da obra está defendendo (resumo);

- Na quarta leitura, formamos uma opinião a respeito do texto. Nesta fase, imprescindível que a leitura seja realizada com um grau maior de atenção (resenha).

Finalizando, o leitor deve se comportar como um detetive para entender todo um texto.


• Administre o seu tempo, administre a sua vida!
Temos que saber administrar nosso tempo. Não se trata de uma técnica, mas sim, de uma atitude comportamental. Fundamental que saibamos aquilo que é urgente, que é importante e o que é prioritário.

Para uma melhor administração do nosso tempo, devemos lançar mão de recursos como agendas, e-mails, secretaria eletrônica, dentre outros.


• Os Mapas

A construção de mapas é, provavelmente, nosso primeiro impulso de aprendizagem da vida. Os mapas são criados para marcar os caminhos por onde passamos, de forma que, estes ficam gravados em nossas mentes.

Os mapas servem como trilhas para serem seguidas no decorrer de nossas vidas, nos conduzindo a uma série de situações que deverão ser claramente estudadas por nós.


• Mapas Conceituais: Instrumentos para a Compreensão de Textos

Em seus termos mais essenciais, mapas conceituais são representações gráficas do conhecimento organizado. O conhecimento organizado é composto por uma estrutura de proposições; estas são afirmações compostas por conceitos e palavras de ligação. Entendido? Sim ou não?


Fonte: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/exem1mapasconceituais.html

Resumindo, segundo nosso Módulo de Acolhimento, “o mapa conceitual exige uma seleção de conceitos de um texto. Ele é uma simplificação deste. Por outro lado, nem toda representação gráfica do conhecimento pode ser considerada um mapa conceitual. Nos mapas conceituais, os conceitos são basicamente representados de um modo que vai do conceito mais geral para o mais específico, ou do mais abrangente para o menos abrangente.”

No nosso contexto educacional, os mapas conceituais servem para facilitar a compreensão e interpretação do texto. Este é mais um instrumento que podemos desenvolver no decorrer do nosso curso.

A utilização dos mapas conceituais facilita todo um trabalho de grupo, ajudando no estabelecimento de um amplo consenso, por tornar mais visível a mensagem descrito em uma obra ou texto.

Sob a ótica do professor, os mapas conceituais indicam a este, se o aluno realmente compreendeu um tema da disciplina e qual a parte que o discente não percebeu o conteúdo.


• Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Conceitos e Estratégias de Comunicação

Vários softwares surgiram com a finalidade de “quebrar” distâncias. Como exemplo vivo podemos citar o Ensino à Distância – tutor e aluno – cuja virtualidade despreza distâncias físicas.

Hoje temos as comunidades virtuais que priorizam a socialização e a construção do conhecimento e as comunidades colaborativas que se caracterizam pelas afinidades interesses, concedendo uma melhor interação entre pessoas de diferentes níveis de entendimento.

Segundo Belloni (2006), as funções do professor na modalidade de EaD, são analisadas da seguinte forma:

professor formador: orienta o estudo e a aprendizagem; corresponde à função pedagógica do professor no ensino presencial;

professor pesquisador: pesquisa e atualiza, refletindo sua prática;

professor tutor: orienta seus alunos nos estudos, de acordo com as disciplinas de sua responsabilidade;

professor tecnológico educacional: responsável pela organização pedagógica de conteúdos e adequação dos mesmos aos suportes técnicos;

professor recurso: presta apoio ao tutor nas respostas e dúvidas durante a disciplina;

professor monitor: coordena e orienta os alunos nas atividades presenciais.

Em um ambiente virtual, todo o processo de ensino-aprendizagem é mediado pela tecnologia e para isto, o aluno deverá sempre se mostrar motivado.

Ferreira (1985) faz referência à motivação ressaltando que se em todo processo de aprendizagem ela é determinante, no caso do ensino à distância, torna-se mesmo, um fator imprescindível para seu êxito

Para Schrum e Hong (2002), existe um conjunto de critérios que, quando aplicado no Ensino à Distância, permite ao aluno alcançar experiências de aprendizagem positivas e com sucesso. Dentre alguns critérios podemos citar: acesso às ferramentas, hábitos e capacidades de estudo, objetivos e propósitos pré-determinados, fatores de estilo de vida, que influenciam a aprendizagem e características pessoais.

Concluindo, podemos afirmar que a motivação exerce um papel importantíssimo no EaD.

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